Ilustração
Desafio: O que fazer para melhorar a relação das famílias com a escola?

Habilidades socioemocionais com pais e estudantes

Resumo da solução

Na escola Rita Aguiar Barbosa (CE), a equipe gestora identificou que uma causa relevante do problema da indisciplina era a relação conflituosa entre os estudantes e suas famílias. A escola então aplicou dois questionários – um para os estudantes outro para seus pais – para identificar os problemas de relacionamento. Em seguida, foi feito um encontro presencial, em que pais e filhos são colocados frente a frente para dizer o que sentem um pelo outro, com mediação da escola. Os participantes costumam sair desses encontros abraçados, de mãos dadas e emocionados. Essa melhoria no relacionamento familiar tem impactado positivamente as relações escolares. 

Depoimento completo:

Percebemos que havia muita desarmonia e conflito nas relações entre pais e filhos, nossos  estudantes, e o problema interferia no comportamento e desempenho dos jovens na escola. A situação ficava bastante evidenciada para os professores Diretores de Turma (DTs) durante as reuniões de pais. Decidimos, então, desenvolver uma ação com o objetivo de aproximar os familiares, estreitando a ligação dos adultos com a vida escolar de seus filhos, para apoiá-los no desenvolvimento de seus estudos.

Antes de adotar tal prática, observamos um distanciamento entre os membros da família no sentido de se olhar, expressar carinho ou falar sobre sentimentos. Quando iam juntos à escola, muitas vezes ficava evidente que os jovens não tinham respeito pelos pais e ditavam as regras em casa. Eles não se olhavam enquanto conversavam e havia casos em que até se ofendiam na frente da coordenação.

O contexto social das famílias, atualmente, é muito difícil e o ambiente em casa é de atritos, revolta e desarmonia total.

A ideia da prática foi do coordenador que acompanha o Projeto Professor Diretor de Turma e articulador da relação entre a escola e as famílias. A ação consiste na aplicação de dois questionários de 30 itens cada, um para os  estudantes e outro para os pais, com foco no autoconhecimento, ocasião em que eles avaliam o relacionamento que têm uns com os outros. No caso dos  estudantes, muitos disseram considerar “péssimo” o relacionamento com os pais.

Concluídos os testes, pais e filhos foram colocados frente a frente para dizerem o que sentiam um pelo outro. Nesse momento notamos a força da ação. Eles saíram da reunião abraçados, de mãos dadas e emocionados, despertando para a necessidade de continuar esse processo de aproximação durante a convivência em casa.

O projeto foi delineado com base nos conhecimentos do coordenador. Ele possui formação sobre desenvolvimento humano e relacionamento interpessoal. Ele realizou cursos de inteligência emocional e trouxe sua prática para o contexto escolar como forma de melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes. A proposta foi apresentada aos 12 DTs da escola, que aderiram prontamente à ideia. A implementação levou dois meses entre a aplicação dos testes. Cada questionário ficou com a pessoa que o respondeu, para fazer com que pudesse voltar a ler e refletir sobre seu comportamento e suas relações.

Os resultados foram surpreendentes. Os estudantes passaram a agradecer aos Diretores de Turma pela melhoria no relacionamento com os pais, que se tornaram mais assíduos na escola e também manifestaram gratidão pela relação mais próxima e saudável que estavam construindo com os filhos.

Quando a relação familiar é boa, o desempenho do estudante melhora na escola. Por isso, o projeto será aprimorado. A intenção é aplicar vivências diferenciadas em cada reunião de pais do ano, além de estender a experiência para todas as turmas, pois nem todas foram contempladas nessa primeira iniciativa.

Acreditamos que a ação pode ser aplicada em outras escolas, mas é preciso ter conhecimento sobre o contexto familiar dos  estudantes e sobre as questões socioemocionais, além de saber mediar conflitos, ouvir e respeitar os sentimentos alheios.


Depoimento por: Ana Maria Sousa Farias (gestora) e Pedro de Souza Ramos (coordenador)
Instituição: EEEP RITA AGUIAR BARBOSA)

TEMAS TRABALHADOS:

Relação Família-Escola; Indisciplina; Clima Escolar

Para saber mais sobre o tema:

Este depoimento faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Ceará (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?