Ilustração
Desafio: Conheça ações que diminuíram a desigualdade de aprendizagem

Formação de alunos monitores

Resumo da solução

Os altos índices de reprovação na escola Cipriano Vieira de Sá (Pajeú do Piauí-PI) levaram a gestão a apostar numa ação com estudantes e monitores escolhidos com a ajuda dos professores e dos próprios estudantes. Esses monitores passaram por um trabalho de formação, no qual a gestão pedagógica abordou a organização de projetos didáticos e metodologias de ensino. Foram reorganizados também os horários das aulas para oferecer oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, sem prejuízo de carga horária para as demais disciplinas. Sob supervisão dos professores, os monitores surpreenderam com propostas de metodologias inovadoras. Houve um engajamento expressivo dos estudantes monitores com o projeto, focado nos alunos de menor desempenho. Eles tiveram uma participação ativa, demonstrando motivação e alegria com o próprio desenvolvimento. 

Depoimento completo:

Altos índices de reprovação nas 1ªs séries A e B e na 2ª série A no primeiro semestre de 2018 tornaram urgente uma intervenção pedagógica em nossa escola, a fim de detectar os motivos de tão baixo rendimento e encontrar soluções para a melhoria dos resultados de aprendizagem. A ação também era necessária para aprimorar a aplicação das habilidades constantes nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), bastante abaixo do almejado em todas as séries.

O mau desempenho desmotivava e frustrava os estudantes, os professores e a equipe gestora. Nesse cenário, impôs-se o questionamento: quais medidas deveriam ser tomadas para despertar o interesse de nossos  estudantes nos estudos e proporcionar, com a adoção de práticas mais atrativas, um aprendizado efetivo?

Precisávamos de um projeto que cumprisse objetivos como a diversificação das metodologias de ensino, o engajamento e a interação de toda a equipe escolar em prol da superação dos déficits de aprendizagem, a melhoria de desempenho em todas as disciplinas críticas, o aumento nos índices de aprovação e a queda da evasão.

Optamos por uma ação com estudantes monitores, escolhidos com a ajuda de professores e Agentes Jovens, em um projeto elaborado por eles e a equipe gestora. Fizemos um diagnóstico do desempenho das turmas e desenvolvemos um trabalho de formação dos monitores, no qual a gestão pedagógica abordou a organização de projetos didáticos e metodologias de ensino. Com acompanhamento da coordenação pedagógica, os monitores elaboraram os procedimentos didáticos e materiais.

Reorganizamos também os horários das aulas para oferecer oficinas de Língua Portuguesa e Matemática sem prejuízo de carga horária para as demais disciplinas, além de oferecer oficinas com os descritores Saepi, duas para cada uma das disciplinas mencionadas, e uma com os conteúdos do bimestre nas disciplinas críticas.

Sob supervisão dos professores, os monitores surpreenderam com propostas de metodologias inovadoras, tais como: Batalha naval com o Plano cartesiano; Espelho: grupo com textos × grupo com respostas; Aula em cadeia – cada grupo com uma questão diferente para responder e depois explicar para os demais como encontrou a resposta; Dinâmicas motivacionais; Mapa do tesouro com função quadrática; Qual é a tese? (com utilização de músicas); e Tabuleiro de equações, entre outras, dando inclusive exemplos aos discentes. Nos dias de execução do projeto, os jovens organizavam previamente as salas, explicavam a metodologia e os objetivos e desenvolviam atividades voltadas especialmente para o Saepi. Alguns estudantes resistiram no começo, mas aos poucos passaram a colaborar.

Os resultados foram bem-sucedidos. Houve um engajamento expressivo dos  estudantes monitores com o projeto, que progressivamente conquistou o envolvimento de toda a escola. Os estudantes tiveram uma participação ativa, demonstrando motivação e alegria com o próprio desenvolvimento. O rendimento melhorou nas disciplinas críticas e houve mudanças positivas de comportamento por parte dos estudantes, assim como na relação com os colegas e os professores. O avanço no desempenho dos estudantes foi confirmado em avaliações interdisciplinares do terceiro bimestre.

Pretendemos manter esse trabalho e aprimorá-lo para que seja adotado em nossa escola sempre que houver necessidade.


Depoimento por: Elizete Martins de Miranda Cabedo (gestora) e Alexandre Rodrigues de Moura (coordenador pedagógico)
Instituição: U. E. Cipriano Vieira de Sá)

TEMAS TRABALHADOS:

Desempenho escolar; Práticas educativas; Protagonismo juvenil

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?