Congresso

II Congresso Online Internacional de Educação - "Educação, Direitos Humanos e Acessibilidade"

14

Junho | 2021

Descrição do evento

Ver página do eventoAbre em uma nova guia
O CONIED é um evento gratuito de caráter técnico-científico independente, não possuindo vínculo formal com qualquer Instituição de Ensino, direcionado aos docentes dos segmentos da Educação Básica e do Ensino Superior, profissionais da Educação, estudantes de todas as áreas e pais de estudantes que se interessem pelos assuntos oferecidos.
 
Em sua segunda edição, o Congresso traz como tema central "Educação, Direitos Humanos e Acessibilidade", objetivando disseminar o conhecimento educacional, pesquisas e experiências por meio de relatos, palestras e minicursos que possam sensibilizar os docentes dos segmentos da Educação Básica e do Ensino Superior.

Ao tratar destes temas entendemos a necessidade de revisitar conceitos e ideias uma vez que, por estarem vinculados uns aos outros de forma inerente, nos afetam diariamente.
 
Com base no senso comum, quando se trata de acessibilidade, há uma ideia geral que nos remete às questões relacionadas aos espaços físicos e a interação que as pessoas tem com o meio, entretanto, considerando um âmbito mais amplo, a acessibilidade é a garantia da efetiva participação dos cidadãos em todos os aspectos da vida social sendo, portanto, condição fundamental e imprescindível para a inclusão social, apresentando natureza atitudinal, física, tecnológica, informacional, comunicacional, linguística e pedagógica. 
 
É importante ressaltar que ao longo da história de nossa sociedade, a acessibilidade vem se fortalecendo como direito levando a uma mudança de postura dos cidadãos, acarretando novas atitudes diante das circunstâncias e individualidades.
 
Em se tratando dos Direitos Humanos, previstos na Constituição e em Estatuto próprio, estes visam garantir e resguardar valores da pessoa humana e seu desenvolvimento social, resguardando direitos à solidariedade, à igualdade, à fraternidade, à liberdade, à dignidade, à integridade física e psicológica. Nesse contexto, esperamos levantar reflexões e, possivelmente, reconstruções na perspectiva da Educação, de forma a valorizá-la e entender como a sociedade clama por práticas que tornem os discentes cada vez mais cidadãos.
 
Esperamos com o II CONIED conectar pessoas de diversos lugares do Brasil e do exterior para que possamos trocar experiências, aprender uns com os outros e consequentemente, expandir a rede de saberes, de experiências, de ações ligadas à Educação disseminando-as na sociedade, criando assim a “Rede Colaborativa de Saberes”.

Considerando a interdisciplinaridade do campo da educação e as diversas áreas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, o II CONIED conta com a colaboração de profissionais diversos, com suas experiências de sucesso educacional. Grandes serão as contribuições, e como resultado deste grande encontro, espera-se que haja renovações nas práticas educacionais de todos os participantes e que os conteúdos aprendidos sejam aplicados de acordo com a individualidade de cada docente e discente.

Os temas propostos neste evento objetivam o preenchimento de lacunas educacionais e a sensibilização daqueles que atuam no campo educacional. A proposição do evento volta-se, principalmente, para o docente, considerando sua relação estabelecida com o discente no universo da Educação, privilegiando a postura, motivação, atuação e o relacionamento docente/discente.

O II CONIED ocorrerá de 14 a 18 de junho de 2021. 
Ver página do eventoAbre em uma nova guia

Horário: 8:00

Local: Online

Público alvo: Profissionais da Educação, Academia, Governo, Institutos e Fundações, ONG´S

Instituição(ões): UENF

Fonte da informação: https://eventos.congresse.me/conied


Adicionar à agenda:

Google AgendaAbre em uma nova guia Calendário OutlookAbre em uma nova guia
Baixar arquivo para agenda