PALAVRA-CHAVE BUSCADA
5 resultados encontradosITENS DO OBSERVATÓRIO
‘Diário de Escola’: Adolescentes criam grupos para discutir feminismo nas escolas
- 09/10/2019
- Radar de Imprensa
Alunos de duas escolas públicas em diferentes regiões de São Paulo têm em comum uma preocupação: discutir a igualdade de gênero. A escola municipal Sebastião Francisco O Negro, na Cidade Líder, Zona Leste da capital, e a Escola Técnica de Pirituba, na Zona Oeste, são palcos de grupos feministas que debatem temas como respeito, machismo e os direitos das mulh...
Como a desigualdade de gênero se manifesta na educação das meninas
- 08/03/2018
- Radar de Imprensa
Cerca de 16 milhões de meninas nunca terão chance de ir à escola. Em situações de vulnerabilidade, elas são as primeiras a ficarem sem educação e representam, hoje, dois terços da população analfabeta do mundo. Leia + A escola como espaço formador para a garantia dos direitos das mulheres Mesmo quando matriculadas, a discrepância de direitos em relação a seu...
Por que precisamos falar sobre gênero na escola
- 26/04/2017
- Radar de Imprensa
Só se falou disso: a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divulgada no início deste mês, não continha os termos "identidade de gênero" e "orientação sexual", retirados de última hora do documento pelo Ministério da Educação (MEC) – saiba mais aqui. Apesar de o texto (disponível aqui) repetir "diversidade" por várias vezes, a ausência exp...
Qual o problema de discutir gênero na escola?
- 13/06/2016
- CEDOC
O vídeo traz reflexões dos autores do livro 'Diferentes, Não Desiguais', que aborda a questão de gênero nas escolas. Michele Escoura, Bernardo Fonseca Machado e Beatriz Accioly Lins apontam que há inúmeras maneiras de ser mulher e homem na sociedade. E discutem o quão é importante que as diferenças entre essas possibilidades não sejam transformadas em desig...
Boletim Aprendizagem em Foco: Como aumentar a presença de mulheres em carreiras de exatas?
- 03/2016
- CEDOC
Apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no ensino superior e pós-graduação, as desigualdades de rendimentos no mercado de trabalho entre homens e mulheres permanece, estando relacionado à predominância delas em profissões das Ciências Humanas, menos remuneradas do que as de Exatas e Ciências da Natureza. Tal situação se associa à maneira como me...