Percentual de jovens que reprovaram no Ensino Médio por sexo e turno, segundo o Município

Se a taxa de reprovação está mais presente em algum turno específico é preciso compreender o que tem gerado esse problema, sendo necessário desenhar ações preventivas e focalizadas. Tão importante quanto analisar a taxa de reprovação por turno é refletir sobre quais atividades meninos e meninas estão desenvolvendo no contraturno. Isso ajuda identificar o perfil do estudante matriculado na rede. Avalie a situação dos meninos e das meninas que reprovaram no Ensino Médio em cada turno.Verifique se o problema é geral ou se está concentrado em algum turno. Note se o turno que apresenta o maior percentual de reprovação é o mesmo para meninos e meninas.

As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2020

Tema: Reprovação escolar, Indicador de desempenho, Desigualdade, Relações de gênero, Desigualdade regional, Turno escolar

Indicadores: Taxa de reprovação