Histórico e projeções da porcentagem de jovens de 15 a 17 anos fora da escola

Foram elaborados diferentes cenários: Caminhando como nos últimos 10 anos: se o estado continuar com os mesmos resultados apresentados nos últimos 10 anos. Caminhando como os dois estados que mais melhoraram: se o estado tiver a mesma trajetória dos dois estados que mais reduziram a quantidade de jovens fora da escola. Caminhando como os países de renda média: se o estado tiver a mesma trajetória dos países em desenvolvimento. Eliminando o problema em 10 anos: se o estado se planejar e encarar o desafio de eliminar o problema dos jovens fora da escola. Uma projeção é uma estimativa futura sobre o comportamento de um indicador. Cada cenário é um caminho diferente que requer maior ou menor esforço da gestão para ser alcançado. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Acesso e participação

Dado mais recente: 2018

Tema: Abandono escolar, Juventudes, Direito à educação

Indicadores: Percentual de jovens de 15 a 17 anos fora da escola