Histórico de estudantes sem reprovação no Ensino Médio por cor/raça escola

A situação ideal é que 100% dos alunos sejam aprovados ao final do ano letivo, independentemente de sua cor/raça ou nível socioeconômico. Nas situações em que a aprovação ainda não chegou a 100%, é preciso estar atento ao comportamento histórico da taxa de aprovação: se a rede está se aproximando ou se afastando da situação ideal. O cenário favorável são as taxas de jovens brancos e de negros caminhando juntas, em uma trajetória crescente. Verifique como a taxa de aprovação se comporta historicamente. Observe períodos em que houve melhora e reflita sobre as ações que a Secretaria executava. Verifique quais podem ser retomadas e intensificadas para aumentar a taxa de aprovação.As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2020

Tema: Taxa de aprovação, Indicador de desempenho, Raça, Desigualdade

Indicadores: Taxa de aprovação