Histórico da taxa de abandono noturno na rede pública de Ensino Médio por Índice de Complexidade da Gestão (ICG)

Cada escola, ou grupo de escolas, pode ser classificada segundo a complexidade da gestão, baseada na combinação de diferentes fatores do contexto escolar. Quanto maior o número de matrículas, número de turnos e etapas de ensino ofertadas, mais complexo é o ambiente escolar e maior é o desafio. Veja qual o comportamento histórico de cada nível do ICG e observe se é crescente, instável ou decrescente. Verifique se todos os níveis apresentam o mesma trajetória histórica. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2020

Tema: Abandono escolar, Ambiente escolar, Administração escolar

Indicadores: Taxa de abandono