Histórico da taxa de abandono noturno na rede pública de Ensino Médio

Se a trajetória histórica for crescente, há um grande alerta: as ações que vêm sendo realizadas na rede não estão surtindo efeito ou podem estar agravando o problema. Se a trajetória for instável, significa que há períodos de aumento e de redução, é preciso estar atento às ações tomadas em períodos de aumento do abandono para evitá-las. Se a trajetória for decrescente, significa que ao longo dos anos o abandono escolar vem diminuindo, e isso pode indicar que as ações educacionais estão sendo assertivas. Analise a trajetória histórica do gráfico e veja onde a sua rede se encaixa: crescente, instável, decrescente. Observe se o problema identificado em cada série é recente ou uma tendência histórica. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2018

Tema: Abandono escolar, Direito à educação, Turno escolar

Indicadores: Taxa de abandono