Histórico da taxa de abandono na rede pública de Ensino Médio por Índice de Complexidade da Gestão (ICG)

Cada escola, ou grupo de escolas, pode ser classificada segundo a complexidade da gestão, baseada na combinação de diferentes fatores do contexto escolar. Quanto maior o número de matrículas, número de turnos e etapas de ensino ofertadas, mais complexo é o ambiente escolar e maior é o desafio. Veja qual o comportamento histórico de cada nível do ICG e observe se é crescente, instável ou decrescente. Verifique se todos os níveis apresentam o mesma trajetória histórica. Pontue as ações desenvolvidas pela Secretaria que relacionam gestões mais complexas com o abandono. Se não há ações, relacione as principais estratégias que podem ser executadas. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2020

Tema: Abandono escolar, Ambiente escolar, Administração escolar

Indicadores: Taxa de abandono