Histórico da taxa de abandono na rede pública de Ensino Médio por cor/raça dos estudantes

Características pessoais como cor, sexo e idade não deveriam ter influência na decisão de o aluno desistir de estudar. Entretanto, sabe-se que essas características podem ser uma forma de refletir desigualdades e oportunidades diferenciadas para os jovens: brancos ou negros, mulheres ou homens, jovens na idade correta ou defasados podem vivenciar contextos que se relacionem mais ou menos com o abandono escolar. Veja qual o comportamento histórico da taxa de abandono por cor/raça e observe se é crescente, instável ou decrescente. Verifique se apresentam a mesma trajetória histórica. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2020

Tema: Abandono escolar, Direito à educação, Raça, Desigualdade

Indicadores: Taxa de abandono