Histórico da taxa de abandono na rede pública de Ensino Médio

Se a trajetória histórica for crescente, significa que ao longo dos anos a quantidade de alunos que estão abandonando a escola está aumentando, o que é um grande alerta, pois as ações que vêm sendo realizadas na rede não estão surtindo efeito ou podem estar agravando o problema. Se a trajetória for decrescente, significa que ao longo dos anos o abandono escolar está diminuindo, e pode significar que ações educacionais estão sendo assertivas. Portanto, é necessário identificar o que vem sendo realizado e dar continuidade para que esse quadro não se reverta. Se a trajetória for instável, isso significa que há períodos de aumento e de redução. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2018

Tema: Abandono escolar, Direito à educação, Indicador de desempenho

Indicadores: Taxa de abandono