Evolução da taxa de abandono no Ensino Médio por sexo

Analisando a trajetória histórica, quando esta for crescente, significa que ao longo dos anos a quantidade de meninos e meninas que estão abandonando a escola está aumentando. Se a trajetória for decrescente, significa que ao longo dos anos o abandono escolar está diminuindo, e isso pode significar que as ações educacionais estão sendo assertivas. Se a trajetória for instável, significa que há períodos de aumento e de redução. Identifique se a trajetória histórica de meninos e meninas é crescente, decrescente ou instável. Note também a distância entre as linhas, verifique se existe diferença entre os sexos (quanto maior a distância, maior a diferença entre os sexos) e se essa diferença aumenta ou diminui ao longo do tempo.

As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2018

Tema: Abandono escolar, Indicador de desempenho, Desigualdade, Gênero

Indicadores: Taxa de abandono