Etapas da análise

Acesso à educação dos jovens com deficiência

Características dos estudantes da educação especial

Condições de atendimento

Progresso e qualidade na educação básica para o público-alvo da educação especial

  • 1
  • 1

    Quantas são as crianças e jovens que possuem algum tipo de deficiência?

    Para avanço das políticas públicas de inclusão é necessário conhecer os dados da população com deficiência.

  • 2

    Dessas crianças e jovens com algum tipo de deficiência, quantas estão matriculadas na escola?

    A Lei Brasileira da Inclusão (LBI) reforça o direito à educação para as pessoas com deficiência, que deve ser inclusiva e garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem. Assim, é essencial entender a frequência das crianças e adolescentes com deficiência no sistema educacional.

  • 3

    Pessoas com quais tipos de deficiência estão mais sujeitas à exclusão escolar?

    Hora de analisar de maneira específica a porcentagem de crianças e jovens fora da escola por tipos de deficiência e faixas etárias. Elementos essenciais para tomada de decisões.

  • 2
  • 1

    Como as crianças e jovens público-alvo da educação especial, que frequentam escola, encontram-se distribuídas por tipo de deficiência?

    Dentre os estudantes com deficiência, verificar quais os tipos de deficiência são mais frequentes por etapa e rede.

  • 2

    Qual a proporção entre meninos e meninas das crianças e jovens público-alvo da educação especial que estão na escola?

    Dentre os estudantes com deficiência, cruzar gênero e tipo de deficiência pode gerar reflexões sobre desafios específicos.

  • 3

    As crianças e jovens público-alvo da educação especial, que estão na escola, são em sua maioria brancas ou negras?

    Dentre os estudantes com deficiência, verificar distribuição racial por tipo de deficiência, etapa e rede.

  • 4

    As crianças e jovens público-alvo da educação especial, que estão na escola, encontram-se sobre representadas em algum Nível Socioeconômico (NSE)?

    Dentre os estudantes com deficiência, verificar distribuição socioeconômica por tipo de deficiência, etapa e rede.

  • 3
  • 1

    As escolas oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

    O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Verificar o percentual de escolas que oferecem.

  • 2

    As escolas oferecem sala de recursos multifuncionais (SRM) para Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

    A SRM é o espaço destinado à realização de AEE, com equipamentos, mobiliários, recursos de acessibilidade e materiais didáticos/pedagógicos e professor(a) com formação adequada para realizar o atendimento. Verifique o percentual de escolas que oferecem SRM para AEE.

  • 3

    Os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) possuem cursos específicos em Educação Especial?

    Verifique o percentual de escolas que possuem professor com curso específico de AEE.

  • 4

    As escolas possuem banheiro acessível, dependências e vias adequadas ao uso dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida?

    Banheiro acessível precisa atender simultaneamente todas as pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, independente, segura e confortável. Analise o percentual de escolas com acessibilidade.

  • 5

    As crianças e jovens público-alvo da educação especial, que estão na escola, encontram-se sobre representadas em algum turno específico?

    Verifique a quantidade de estudantes da educação inclusiva em cada turno e se há concentração em algum turno específico.

  • 4
  • 1

    Olhando para a Educação Básica, qual o percentual de matrícula de crianças e jovens público-alvo da educação especial?

    Verifique o percentual de estudante por tipo de deficiência para as redes de ensino pública e/ou privada e por dependência administrativa.

  • 2

    Essas matrículas estão acontecendo de forma incluída ou segregada?

    Analise se as matrículas de estudantes da Educação Inclusiva estão ocorrendo nas escolas e classes comuns, conforme orienta a legislação, ou em situação de segregação.

  • 3

    Como se dá o progresso dessas crianças e jovens, público-alvo da educação especial, ao longo da Educação Básica: estamos as deixando ao longo do caminho?

    A idade ideal para frequentar o Ensino Médio, por exemplo, é entre 15 e 17 anos. Verifique o percentual de jovens da Educação Inclusiva que frequentam na idade esperada segundo a legislação.

  • 4

    Qual o desempenho do público-alvo da educação especial no Ensino Médio?

    O gráfico apresenta o desempenho de jovens da Educação Inclusiva no ENEM, total e para cada tipo de deficiência. 

Como as crianças e jovens público-alvo da educação especial, que frequentam escola, encontram-se distribuídas por tipo de deficiência?

Dentre os estudantes com deficiência, verificar quais os tipos de deficiência são mais frequentes por etapa e rede.

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