Nova seção reúne formações desenvolvidas pelo Instituto Unibanco e parceiros, que buscam apoiar o desenvolvimento profissional de gestores das secretarias e escolas públicas brasileiras. Você também encontra seleção especial de materiais do Observatório, verdadeiros objetos de aprendizagem para complementar os cursos.
Mais de 20 mil documentos sobre gestão e Ensino Médio produzidos por diversas fontes nacionais e internacionais. Escolha um tema para ser explorado dinamicamente e, a partir dele, consulte dissertações, teses, artigos, periódicos, legislações, materiais audiovisuais, entre outros.
Seção audiovisual que aborda os principais desafios do cotidiano da educação pública trazendo experiências relevantes de gestores, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes.
Esta seção reúne um conjunto de informações sobre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o objetivo de produzir um raio-x da educação pública brasileira no ensino médio.
Indicadores educacionais, sociais e demográficos de diversas fontes, reunidos em uma única plataforma e apresentados de forma visual e interativa. Tudo para apoiar sua pesquisa e análise sobre o ensino médio brasileiro.
Seleção diária de notícias, reportagens e artigos sobre educação publicados nos principais veículos de comunicação do Brasil. Além disso, também há análises mensais sobre os temas em destaque.
Análise das diferenças entre negros e brancos de acesso, permanência e conclusão do Ensino Médio com qualidade e na idade correta
Destaques das análises
7,1%
é a taxa de abandono entre estudantes negros no Ensino Médio (2022)
Destaques das análises
84%
é a taxa de aprovação entre estudantes negros no Ensino Médio (2022)
BLOCOS DE ANÁLISE
Acesso e participação
O direito à educação é fundamental. Portanto, o primeiro passo para entender se existe desigualdade racial na rede de ensino é verificar como está o acesso de brancos e negros à educação e se a situação se intensifica de acordo com o NSE da escola.
Eficiência e rendimento
Além do acesso igualitário é necessário garantir que não haja desigualdade no progresso entre as etapas do Ensino Médio com aprovação. O segundo passo é ver se há diferença nas taxas de rendimento e conclusão entre brancos e negros.
Qualidade educacional
Além de acessar e progredir com igualdade espera-se que os jovens brancos e negros cheguem ao final do Ensino Médio com níveis semelhantes de aprendizagem. O terceiro passo é verificar se existe diferença nos resultados das avaliações de desempenho.