Desigualdade de Gênero

Etapas da análise

Acesso e frequência à escola

  • 1
  • (0 = 0)
  • 1

    Onde estão os meninos e as meninas com idade de frequentar o Ensino Médio, na escola ou fora da escola?

    Está garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Nesse sentido, faz-se cada vez mais necessário um sistema de ensino que respeite as diversidades, promovendo uma educação inclusiva, que supere desigualdades educacionais tais como a de gênero.

  • 2

    Dos meninos e meninas com idade de frequentar o Ensino Médio e que estão na escola, quantos estão nessa etapa de ensino?

    A idade esperada para que o jovem esteja matriculado no Ensino Médio é de 15 a 17 anos. Hora de verificar se meninos e meninas dessa faixa etária estão matriculados na etapa de ensino correta.

  • 3

    Dos meninos e meninas que estão no Ensino Médio, quantos estão na idade correta e quantos estão defasados?

    Uma maneira de medir o atraso escolar, mas dessa vez dentro do Ensino Médio, é verificar se os estudantes estão frequentando essa etapa de ensino na idade correta.

  • 4

    Estar atrasado ou frequentando o Ensino Médio na idade correta influencia a escolha do turno?

    O jovem com idade defasada (18 a 29 anos) para frequentar o Ensino Médio pode ter responsabilidades, compromissos e estímulos distintos dos jovens com a idade correta (15 a 17 anos). Dessa forma, a escolha do turno para se matricular pode variar de acordo com a faixa etária.

Continuidade dos estudos

  • 2
  • (1 = 0)
  • 1

    Qual o comportamento da taxa de abandono no Ensino Médio das meninas e dos meninos?

    Para verificar se existem diferenças entre meninos e meninas na continuidade dos estudos é preciso identificar se um desses grupos está saindo mais do sistema.

  • 2

    Existe alguma série do Ensino Médio onde meninas e meninos abandonam com maior frequência?

    Já vimos como está a situação geral do abandono para meninos e meninas da sua rede, vamos ver como essa questão se apresenta ao longo das séries do Ensino Médio.

  • 3

    No Ensino Médio, o abandono ocorre mais em algum turno específico para meninos e meninas?

    Uma forma de entender melhor o problema do abandono é saber se ele se concentra em algum turno. Se o abandono está ocorrendo em algum turno específico é possível direcionar melhor as ações.

  • 4

    Qual o comportamento da taxa de reprovação no Ensino Médio das meninas e dos meninos?

    Verificar se meninas e meninos estão ficando retidos no Ensino Médio, se esse problema é maior em alguma série ou turno específico e se varia em função do sexo.

  • 5

    Existe alguma série do Ensino Médio onde meninas e meninos são reprovados com maior frequência?

    Vamos ver como a questão da reprovação se comporta ao longo das séries do Ensino Médio.

  • 6

    No Ensino Médio, a reprovação é maior em algum turno específico para meninos e meninas?

    Identificamos as diferenças entre as taxas de reprovação de meninos e meninas, se o problema se concentra em alguma série e se a série é a mesma para ambos. O passo seguinte é ver como a reprovação se comporta entre os turnos

Conclusão e Desempenho

  • 3
  • (1 = 0)
  • 1

    Meninos e meninas estão concluindo o Ensino Médio?

    Verificar se existem diferenças em relação à conclusão e o desempenho no Ensino Médio.

  • 2

    Como está o desempenho dos meninos e das meninas no Saeb do Ensino Médio?

    O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tem o objetivo de avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro, fornecendo dados sobre a qualidade da educação básica. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, bianual e oferece resultados de desempenho para Brasil, regiões e unidades federativas.

  • 3

    Meninos e meninas estão interessados em realizar o Enem?

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a educação básica. Recentemente também está sendo utilizado como instrumento de seleção para o ingresso no Ensino Superior.

  • 4

    Como está o desempenho dos meninos e das meninas no Enem?

    Analisar o desempenho no Enem, atento a possíveis desigualdades entre meninos e meninas, é uma forma de se aprimorar para a criação de estratégias que visem reduzir a desigualdade de gênero na rede.

  • 5

    Meninos e meninas estão concentrados em algum padrão de desempenho do Saeb do Ensino Médio?

    O ingresso precoce dos jovens no mercado de trabalho dever ser uma preocupação constante, pois, uma vez que aumenta o risco de evasão, pode desencadear problemas socioeconômicos que têm relação com a educação, como trabalhos mais precários, desemprego, baixa renda, entre outros. Identifique se na sua rede o percentual de homens que trabalham é maior que o percentual de mulheres. Se essa informação for positiva, dado que estamos lidando com um universo de jovens que não frequentam a escola, a par

Evasão escolar

  • 4
  • (1 = 0)
  • 1

    Há diferença no número de meninas e meninos que estão fora da escola e que poderiam retornar ao Ensino Médio?

    Existe uma juventude que está fora da escola, e conhecer esse grupo também é um problema da Secretaria, pois eles são potenciais entrantes no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos.

  • 2

    Há diferença no número de meninas e meninos que estão fora da escola e que poderiam retornar ao sistema de ensino?

    Existe uma juventude de 15 a 29 anos que, apesar de ter concluído o Ensino Fundamental, não terminou ou nem ingressou no Ensino Médio e ainda está fora da escola. Veremos agora como se dá a diferença entre meninos e meninas nesse grupo.

  • 3

    Para as meninas, ter filho pode ser um fator que está relacionado à evasão no Ensino Médio?

    A gravidez na adolescência configura um dos principais fatores de risco para a evasão escolar entre as meninas. Veremos se essa informação é verdadeira separando as jovens de 15 a 29 anos de idade que concluíram o Fundamental, mas não terminaram o Ensino Médio, em dois grupos: as jovens com filhos e as jovens sem filhos.

  • 4

    O mercado de trabalho pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

    Veremos se o trabalho é um fator que tende a levar mais homens do que mulheres a deixarem o sistema de ensino.

  • 5

    A renda familiar pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

    A origem socioeconômica não deveria ser um fator de risco para a evasão escolar. Agora é momento de analisar se a renda familiar do jovem influencia na evasão escolar.

  • 6

    A cor/raça pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

    Características como cor e sexo não deveriam influenciar a saída do jovem do sistema de ensino. Portanto, brancos ou negros, mulheres ou homens podem vivenciar contextos que se relacionem mais ou menos com a evasão escolar.

Onde estão os meninos e as meninas com idade de frequentar o Ensino Médio, na escola ou fora da escola?

Está garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Nesse sentido, faz-se cada vez mais necessário um sistema de ensino que respeite as diversidades, promovendo uma educação inclusiva, que supere desigualdades educacionais tais como a de gênero.

Dos meninos e meninas com idade de frequentar o Ensino Médio e que estão na escola, quantos estão nessa etapa de ensino?

A idade esperada para que o jovem esteja matriculado no Ensino Médio é de 15 a 17 anos. Hora de verificar se meninos e meninas dessa faixa etária estão matriculados na etapa de ensino correta.

Dos meninos e meninas que estão no Ensino Médio, quantos estão na idade correta e quantos estão defasados?

Uma maneira de medir o atraso escolar, mas dessa vez dentro do Ensino Médio, é verificar se os estudantes estão frequentando essa etapa de ensino na idade correta.

Estar atrasado ou frequentando o Ensino Médio na idade correta influencia a escolha do turno?

O jovem com idade defasada (18 a 29 anos) para frequentar o Ensino Médio pode ter responsabilidades, compromissos e estímulos distintos dos jovens com a idade correta (15 a 17 anos). Dessa forma, a escolha do turno para se matricular pode variar de acordo com a faixa etária.

Qual o comportamento da taxa de abandono no Ensino Médio das meninas e dos meninos?

Para verificar se existem diferenças entre meninos e meninas na continuidade dos estudos é preciso identificar se um desses grupos está saindo mais do sistema.

Existe alguma série do Ensino Médio onde meninas e meninos abandonam com maior frequência?

Já vimos como está a situação geral do abandono para meninos e meninas da sua rede, vamos ver como essa questão se apresenta ao longo das séries do Ensino Médio.

No Ensino Médio, o abandono ocorre mais em algum turno específico para meninos e meninas?

Uma forma de entender melhor o problema do abandono é saber se ele se concentra em algum turno. Se o abandono está ocorrendo em algum turno específico é possível direcionar melhor as ações.

Qual o comportamento da taxa de reprovação no Ensino Médio das meninas e dos meninos?

Verificar se meninas e meninos estão ficando retidos no Ensino Médio, se esse problema é maior em alguma série ou turno específico e se varia em função do sexo.

Existe alguma série do Ensino Médio onde meninas e meninos são reprovados com maior frequência?

Vamos ver como a questão da reprovação se comporta ao longo das séries do Ensino Médio.

No Ensino Médio, a reprovação é maior em algum turno específico para meninos e meninas?

Identificamos as diferenças entre as taxas de reprovação de meninos e meninas, se o problema se concentra em alguma série e se a série é a mesma para ambos. O passo seguinte é ver como a reprovação se comporta entre os turnos

Meninos e meninas estão concluindo o Ensino Médio?

Verificar se existem diferenças em relação à conclusão e o desempenho no Ensino Médio.

Como está o desempenho dos meninos e das meninas no Saeb do Ensino Médio?

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tem o objetivo de avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro, fornecendo dados sobre a qualidade da educação básica. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, bianual e oferece resultados de desempenho para Brasil, regiões e unidades federativas.

Meninos e meninas estão interessados em realizar o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a educação básica. Recentemente também está sendo utilizado como instrumento de seleção para o ingresso no Ensino Superior.

Como está o desempenho dos meninos e das meninas no Enem?

Analisar o desempenho no Enem, atento a possíveis desigualdades entre meninos e meninas, é uma forma de se aprimorar para a criação de estratégias que visem reduzir a desigualdade de gênero na rede.

Meninos e meninas estão concentrados em algum padrão de desempenho do Saeb do Ensino Médio?

O ingresso precoce dos jovens no mercado de trabalho dever ser uma preocupação constante, pois, uma vez que aumenta o risco de evasão, pode desencadear problemas socioeconômicos que têm relação com a educação, como trabalhos mais precários, desemprego, baixa renda, entre outros. Identifique se na sua rede o percentual de homens que trabalham é maior que o percentual de mulheres. Se essa informação for positiva, dado que estamos lidando com um universo de jovens que não frequentam a escola, a par

Há diferença no número de meninas e meninos que estão fora da escola e que poderiam retornar ao Ensino Médio?

Existe uma juventude que está fora da escola, e conhecer esse grupo também é um problema da Secretaria, pois eles são potenciais entrantes no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos.

Há diferença no número de meninas e meninos que estão fora da escola e que poderiam retornar ao sistema de ensino?

Existe uma juventude de 15 a 29 anos que, apesar de ter concluído o Ensino Fundamental, não terminou ou nem ingressou no Ensino Médio e ainda está fora da escola. Veremos agora como se dá a diferença entre meninos e meninas nesse grupo.

Para as meninas, ter filho pode ser um fator que está relacionado à evasão no Ensino Médio?

A gravidez na adolescência configura um dos principais fatores de risco para a evasão escolar entre as meninas. Veremos se essa informação é verdadeira separando as jovens de 15 a 29 anos de idade que concluíram o Fundamental, mas não terminaram o Ensino Médio, em dois grupos: as jovens com filhos e as jovens sem filhos.

O mercado de trabalho pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

Veremos se o trabalho é um fator que tende a levar mais homens do que mulheres a deixarem o sistema de ensino.

A renda familiar pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

A origem socioeconômica não deveria ser um fator de risco para a evasão escolar. Agora é momento de analisar se a renda familiar do jovem influencia na evasão escolar.

A cor/raça pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

Características como cor e sexo não deveriam influenciar a saída do jovem do sistema de ensino. Portanto, brancos ou negros, mulheres ou homens podem vivenciar contextos que se relacionem mais ou menos com a evasão escolar.

Próxima questão

Etapas da análise

Acesso e frequência à escola

  • 1
  • (0 = 0)
  • 1

    Onde estão os meninos e as meninas com idade de frequentar o Ensino Médio, na escola ou fora da escola?

    Está garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Nesse sentido, faz-se cada vez mais necessário um sistema de ensino que respeite as diversidades, promovendo uma educação inclusiva, que supere desigualdades educacionais tais como a de gênero.

  • 2

    Dos meninos e meninas com idade de frequentar o Ensino Médio e que estão na escola, quantos estão nessa etapa de ensino?

    A idade esperada para que o jovem esteja matriculado no Ensino Médio é de 15 a 17 anos. Hora de verificar se meninos e meninas dessa faixa etária estão matriculados na etapa de ensino correta.

  • 3

    Dos meninos e meninas que estão no Ensino Médio, quantos estão na idade correta e quantos estão defasados?

    Uma maneira de medir o atraso escolar, mas dessa vez dentro do Ensino Médio, é verificar se os estudantes estão frequentando essa etapa de ensino na idade correta.

  • 4

    Estar atrasado ou frequentando o Ensino Médio na idade correta influencia a escolha do turno?

    O jovem com idade defasada (18 a 29 anos) para frequentar o Ensino Médio pode ter responsabilidades, compromissos e estímulos distintos dos jovens com a idade correta (15 a 17 anos). Dessa forma, a escolha do turno para se matricular pode variar de acordo com a faixa etária.

Continuidade dos estudos

  • 2
  • (1 = 0)
  • 1

    Qual o comportamento da taxa de abandono no Ensino Médio das meninas e dos meninos?

    Para verificar se existem diferenças entre meninos e meninas na continuidade dos estudos é preciso identificar se um desses grupos está saindo mais do sistema.

  • 2

    Existe alguma série do Ensino Médio onde meninas e meninos abandonam com maior frequência?

    Já vimos como está a situação geral do abandono para meninos e meninas da sua rede, vamos ver como essa questão se apresenta ao longo das séries do Ensino Médio.

  • 3

    No Ensino Médio, o abandono ocorre mais em algum turno específico para meninos e meninas?

    Uma forma de entender melhor o problema do abandono é saber se ele se concentra em algum turno. Se o abandono está ocorrendo em algum turno específico é possível direcionar melhor as ações.

  • 4

    Qual o comportamento da taxa de reprovação no Ensino Médio das meninas e dos meninos?

    Verificar se meninas e meninos estão ficando retidos no Ensino Médio, se esse problema é maior em alguma série ou turno específico e se varia em função do sexo.

  • 5

    Existe alguma série do Ensino Médio onde meninas e meninos são reprovados com maior frequência?

    Vamos ver como a questão da reprovação se comporta ao longo das séries do Ensino Médio.

  • 6

    No Ensino Médio, a reprovação é maior em algum turno específico para meninos e meninas?

    Identificamos as diferenças entre as taxas de reprovação de meninos e meninas, se o problema se concentra em alguma série e se a série é a mesma para ambos. O passo seguinte é ver como a reprovação se comporta entre os turnos

Conclusão e Desempenho

  • 3
  • (1 = 0)
  • 1

    Meninos e meninas estão concluindo o Ensino Médio?

    Verificar se existem diferenças em relação à conclusão e o desempenho no Ensino Médio.

  • 2

    Como está o desempenho dos meninos e das meninas no Saeb do Ensino Médio?

    O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tem o objetivo de avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro, fornecendo dados sobre a qualidade da educação básica. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, bianual e oferece resultados de desempenho para Brasil, regiões e unidades federativas.

  • 3

    Meninos e meninas estão interessados em realizar o Enem?

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a educação básica. Recentemente também está sendo utilizado como instrumento de seleção para o ingresso no Ensino Superior.

  • 4

    Como está o desempenho dos meninos e das meninas no Enem?

    Analisar o desempenho no Enem, atento a possíveis desigualdades entre meninos e meninas, é uma forma de se aprimorar para a criação de estratégias que visem reduzir a desigualdade de gênero na rede.

  • 5

    Meninos e meninas estão concentrados em algum padrão de desempenho do Saeb do Ensino Médio?

    O ingresso precoce dos jovens no mercado de trabalho dever ser uma preocupação constante, pois, uma vez que aumenta o risco de evasão, pode desencadear problemas socioeconômicos que têm relação com a educação, como trabalhos mais precários, desemprego, baixa renda, entre outros. Identifique se na sua rede o percentual de homens que trabalham é maior que o percentual de mulheres. Se essa informação for positiva, dado que estamos lidando com um universo de jovens que não frequentam a escola, a par

Evasão escolar

  • 4
  • (1 = 0)
  • 1

    Há diferença no número de meninas e meninos que estão fora da escola e que poderiam retornar ao Ensino Médio?

    Existe uma juventude que está fora da escola, e conhecer esse grupo também é um problema da Secretaria, pois eles são potenciais entrantes no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos.

  • 2

    Há diferença no número de meninas e meninos que estão fora da escola e que poderiam retornar ao sistema de ensino?

    Existe uma juventude de 15 a 29 anos que, apesar de ter concluído o Ensino Fundamental, não terminou ou nem ingressou no Ensino Médio e ainda está fora da escola. Veremos agora como se dá a diferença entre meninos e meninas nesse grupo.

  • 3

    Para as meninas, ter filho pode ser um fator que está relacionado à evasão no Ensino Médio?

    A gravidez na adolescência configura um dos principais fatores de risco para a evasão escolar entre as meninas. Veremos se essa informação é verdadeira separando as jovens de 15 a 29 anos de idade que concluíram o Fundamental, mas não terminaram o Ensino Médio, em dois grupos: as jovens com filhos e as jovens sem filhos.

  • 4

    O mercado de trabalho pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

    Veremos se o trabalho é um fator que tende a levar mais homens do que mulheres a deixarem o sistema de ensino.

  • 5

    A renda familiar pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

    A origem socioeconômica não deveria ser um fator de risco para a evasão escolar. Agora é momento de analisar se a renda familiar do jovem influencia na evasão escolar.

  • 6

    A cor/raça pode ser um fator que está associado à evasão de meninas e meninos no Ensino Médio?

    Características como cor e sexo não deveriam influenciar a saída do jovem do sistema de ensino. Portanto, brancos ou negros, mulheres ou homens podem vivenciar contextos que se relacionem mais ou menos com a evasão escolar.