Esta seção reúne Coleções, Conteúdos multimídia, Especiais e o boletim Educação no Congresso produzidos a partir de curadoria e análises sobre pautas fundamentais para a agenda do ensino médio público.
Indicadores educacionais, sociais e demográficos de diversas fontes, reunidos em uma única plataforma e apresentados de forma visual e interativa. Tudo para apoiar sua pesquisa e análise sobre o ensino médio brasileiro.
Mais de 20 mil documentos sobre gestão e Ensino Médio produzidos por diversas fontes nacionais e internacionais. Escolha um tema para ser explorado dinamicamente e, a partir dele, consulte dissertações, teses, artigos, periódicos, legislações, materiais audiovisuais, entre outros.
Seção audiovisual que aborda os principais desafios do cotidiano da educação pública trazendo experiências relevantes de gestores, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes.
Esta seção reúne um conjunto de informações sobre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o objetivo de produzir um raio-x da educação pública brasileira no ensino médio.
Seleção diária de notícias, reportagens e artigos sobre educação publicados nos principais veículos de comunicação do Brasil. Além disso, também há análises mensais sobre os temas em destaque.
Agenda de eventos com foco em Ensino Médio e Gestão. É possível realizar buscas aplicando os seguintes filtros de interesse: temática, período, localidade e tipo.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de privacidade, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Análise das diferenças entre meninas e meninos quanto ao acesso e frequência à escola e evasão escolar.
Destaques das análises
90,4%
das meninas de 15 a 17 anos (idade correta) estavam matriculadas no Ensino Médio em 2020
Destaques das análises
85,3%
dos meninos de 15 a 17 anos (idade correta) estavam matriculados no Ensino Médio em 2020
Destaques das análises
3,2%
foi a taxa de abandono dos meninos no Ensino Médio estadual público em 2020 e 1,9% das meninas
BLOCOS DE ANÁLISE
Acesso e frequência à escola
A frequência à escola é obrigatória dos 4 aos 17 anos, faixa etária ideal para completar a Educação Básica. Para ver se há diferença entre meninos e meninas no acesso ao Ensino Médio é preciso verificar quantos deles estão dentro e fora da escola.
Continuidade dos estudos
A diferença entre meninos e meninas na continuidades dos estudos pode ser identificada verificando se um desses grupos está saindo mais do sistema. O próximo passo é analisar a trajetória escolar: se estão abandonando ou sendo reprovados nos estudos.
Conclusão e Desempenho
Espera-se que toda menina e todo menino com idade entre 19 a 24 anos já tenham concluído o Ensino Médio. Agora é hora de analisar se existe diferença na conclusão e nos resultados das avaliações de desempenho entre meninos e meninas.
Evasão escolar
Fora do contexto escolar veremos se existe um contingente de jovens fora da escola. O próximo passo é verificar se existe diferença entre meninos e meninas na evasão escolar e os fatores que influenciam a escolha dos jovens de desistir da escola.