Nova seção reúne formações desenvolvidas pelo Instituto Unibanco e parceiros, que buscam apoiar o desenvolvimento profissional de gestores das secretarias e escolas públicas brasileiras. Você também encontra seleção especial de materiais do Observatório, verdadeiros objetos de aprendizagem para complementar os cursos.
Mais de 20 mil documentos sobre gestão e Ensino Médio produzidos por diversas fontes nacionais e internacionais. Escolha um tema para ser explorado dinamicamente e, a partir dele, consulte dissertações, teses, artigos, periódicos, legislações, materiais audiovisuais, entre outros.
Seção audiovisual que aborda os principais desafios do cotidiano da educação pública trazendo experiências relevantes de gestores, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes.
Esta seção reúne um conjunto de informações sobre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o objetivo de produzir um raio-x da educação pública brasileira no ensino médio.
Indicadores educacionais, sociais e demográficos de diversas fontes, reunidos em uma única plataforma e apresentados de forma visual e interativa. Tudo para apoiar sua pesquisa e análise sobre o ensino médio brasileiro.
Seleção diária de notícias, reportagens e artigos sobre educação publicados nos principais veículos de comunicação do Brasil. Além disso, também há análises mensais sobre os temas em destaque.
Análise das diferenças entre meninas e meninos quanto ao acesso e frequência à escola e evasão escolar.
Destaques das análises
5,9%
é a taxa de abandono das meninas na rede pública de Ensino Médio (2022)
Destaques das análises
35,4%
das meninas que abandonam o Ensino Médio o fazem no 1º ano (2022)
BLOCOS DE ANÁLISE
Acesso e frequência à escola
A frequência à escola é obrigatória dos 4 aos 17 anos, faixa etária ideal para completar a Educação Básica. Para ver se há diferença entre meninos e meninas no acesso ao Ensino Médio é preciso verificar quantos deles estão dentro e fora da escola.
Continuidade dos estudos
A diferença entre meninos e meninas na continuidades dos estudos pode ser identificada verificando se um desses grupos está saindo mais do sistema. O próximo passo é analisar a trajetória escolar: se estão abandonando ou sendo reprovados nos estudos.
Conclusão e Desempenho
Espera-se que toda menina e todo menino com idade entre 19 a 24 anos já tenham concluído o Ensino Médio. Agora é hora de analisar se existe diferença na conclusão e nos resultados das avaliações de desempenho entre meninos e meninas.
Evasão escolar
Fora do contexto escolar veremos se existe um contingente de jovens fora da escola. O próximo passo é verificar se existe diferença entre meninos e meninas na evasão escolar e os fatores que influenciam a escolha dos jovens de desistir da escola.