Relatório

Uso e potencial pedagógico da plataforma digital PILA - OCDE

RESUMO

No marco da alfabetização digital, o pensamento computacional vem sendo utilizado como uma abordagem de ensino inovadora por potencializar e expandir as capacidades de resolução de problemas, interpretação da realidade e ampliação das formas de ação dos estudantes diante de seu contexto sociocultural em conjunto com outras competências do século 21 (por exemplo, pensamento crítico, criatividade, colaboração, motivação, entre outras). Nesse cenário se situa a Platform for Innovative Learning Assessment (PILA), desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como parte do domínio inovador Aprender no Mundo Digital, com a perspectiva de que alguns elementos dessa plataforma sirvam de insumos para a prova do Programme for International Student Assessment (PISA) de 2025 e de que ela também possa ser usada como ferramenta de avaliação e uso formativo. Essa plataforma apresenta um módulo de resolução de problemas computacionais, que usa o formato de programação baseado em blocos.

Dentro desse contexto, esta avaliação teve como objetivos: (1) explorar as perspectivas de professores e coordenadores de escolas públicas do Ceará sobre alfabetização digital, pensamento computacional e habilidades relacionadas a aprender a aprender; (2) examinar suas experiências de uso da plataforma PILA com estudantes da faixa etária de 15 anos; e (3) identificar elementos que eles associam ao potencial pedagógico dessa plataforma.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2022
  • Instituição(ões) relacionada(s): Treinamento Educacional Avançado (Autora) | Instituto Unibanco (Apoiadora) | Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Apoiadora)
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Relatório
  • Tamanho: 48 páginas
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações