Artigo

Universalidade e neutralidade: considerações para descolonizar a Matemática

Resumo

A matemática, concebida pela elite masculina e branca entre os séculos XV e XX, reflete padrões de exploração de comunidades marginalizadas. Mesmo antes do século XV, a matemática carregava um peso colonialista. Este artigo oferece reflexões sobre a descolonização da matemática, compreendendo-a como conhecimento historicamente situado. A importância está em destacar o apagamento de culturas pela imposição de uma abordagem dita universal. Além disso, busca reconhecer produções matemáticas diversas.


Sobre o documento

  • Título original: Universalidade e neutralidade: considerações para descolonizar a Matemática
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Cafezeiro, Isabel
  • Local de publicação: Região Bauru
  • Instituição(ões) relacionada(s): Campus UNESP de Bauru (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-850X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1516-731320250012
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Volume 31
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição