A matemática, concebida pela elite masculina e branca entre os séculos XV e XX, reflete padrões de exploração de comunidades marginalizadas. Mesmo antes do século XV, a matemática carregava um peso colonialista. Este artigo oferece reflexões sobre a descolonização da matemática, compreendendo-a como conhecimento historicamente situado. A importância está em destacar o apagamento de culturas pela imposição de uma abordagem dita universal. Além disso, busca reconhecer produções matemáticas diversas.
Universalidade e neutralidade: considerações para descolonizar a Matemática
Sobre o documento
- Título original: Universalidade e neutralidade: considerações para descolonizar a Matemática
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Cafezeiro, Isabel
- Local de publicação: Região Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Campus UNESP de Bauru (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-850X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1516-731320250012
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Volume 31
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição