Por meio de dados do SAEB 2003, explicou-se o resultado do desempenho dos alunos de Ensinos Fundamental e Médio. Verificou-se que as escolas de Ensino Básico reproduzem desigualdades de condições. Notou-se que no Ensino Médio a complementaridade das famílias pode ser reduzida por meio de uma maior participação dos pais na administração das escolas e infraestrutura. Percebeu-se também que Estados com renda mal distribuída têm sistemas educacionais piores e mais desiguais.
Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2008
- Autor(es): Franca, Marco Tulio Aniceto | Gonçalves, Flávio de Oliveira
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n61/v16n61a09.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 16; Número 61
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial