Artigo

Trajetórias de formação de indígenas professoras: educação(ões) e história(s) da educação escolar indígena no médio Xingu - Altamira, Pará

Resumo

Este artigo investiga memórias de professoras indígenas do Médio Xingu, focando em suas formações e vivências escolares. Três professoras Juruna, com histórias escolares diversas, revelam aspectos da educação escolar indígena na região, destacando-se a fundação da escola Korina Juruna na aldeia Paquiçamba.


Sobre o documento

  • Título original: Trajetórias de formação de indígenas professoras: educação(ões) e história(s) da educação escolar indígena no médio Xingu - Altamira, Pará
  • Data de publicação: 2025
  • Local de publicação: Recife
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Pernambuco (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2448-0215
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/index
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Edição: Volume 31; Número 1 (Revista Tópicos Educacionais)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição