Esta pesquisa tem por objetivo analisar a gestão de uma escola de tempo integral da zona urbana de Santarém/PA; identificar no Projeto Político Pedagógico da escola formas de viabilizar a educação integral de tempo integral; caracterizar a ação da gestão escolar e identificar os desafios enfrentados pela equipe gestora. Os resultados evidenciam que há gestão democrática e uma preocupação com o desenvolvimento da educação integral, que não se limita à ampliação do tempo. No entanto, o ensino ainda não ocorre de forma articulada em razão dos desafios que a escola apresenta, como recursos financeiros limitados, infraestrutura inadequada, falta de espaço para descanso e excessiva demora em realização de manutenção.
Vivências colaborativas interdisciplinares na formação inicial de professores na Ufopa: da cultura maker a fazedores amazônicos sustentáveis
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Gama, Adriane Panduro
- Local de publicação: Santarém
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Instituto de Ciências da Educação - Ufopa (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/220/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_VivenciasColaborativasInterdisciplinares.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/02/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 288 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição