A pesquisa busca identificar como adolescentes de uma escola com anos finais do Ensino Fundamental da periferia de Brasília, Brasil percebem as ações dos seus professores. Os resultados apontam para o uso de metodologias pouco compatíveis com as aspirações adolescentes de autonomia e protagonismo, com excesso de exposição oral e cópias. As relações impessoais dos professores com os estudantes, aliadas às dificuldades de lidar com conflitos na sala de aula, contribuem para violências e indisciplina surgirem e se agravarem.
Violências escolares: que aprendemos para a formação de professores?
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Violence in schools: what are the lessons for teacher education?
- Data de publicação: 09/2018
- Autor(es): Lira, Adriana | Gomes, Candido Alberto
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/33Jrd6Bc4cV3SLfprP3ZZqp/?format=pdf&lang=en
- Data de Acesso à Fonte: 16/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial