Artigo

Violências escolares: que aprendemos para a formação de professores?

RESUMO

A pesquisa busca identificar como adolescentes de uma escola com anos finais do Ensino Fundamental da periferia de Brasília, Brasil percebem as ações dos seus professores. Os resultados apontam para o uso de metodologias pouco compatíveis com as aspirações adolescentes de autonomia e protagonismo, com excesso de exposição oral e cópias. As relações impessoais dos professores com os estudantes, aliadas às dificuldades de lidar com conflitos na sala de aula, contribuem para violências e indisciplina surgirem e se agravarem.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Título original: Violence in schools: what are the lessons for teacher education?
  • Data de publicação: 09/2018
  • Autor(es): Lira, Adriana | Gomes, Candido Alberto
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4036
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/33Jrd6Bc4cV3SLfprP3ZZqp/?format=pdf&lang=en
  • Data de Acesso à Fonte: 16/05/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação