O artigo parte da perspectiva psicossocial da violência para investigar como estudantes de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental compreendem a violência e como ela está presente no cotidiano escolar a partir de sua perspectiva. Os cartazes e diários de campo produzidos na pesquisa foram analisados, e extrairam-se os tipos de violência presentes nos relatos dos estudantes, bem como indicadores de sentido destas vivências para eles. Identificam-se valor instrumental atribuído à violência, naturalização das agressões e descrença nos encaminhamentos da escola.
Violência substantivada: perspectiva de estudantes de uma escola pública
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Meireles, Jacqueline | Guzzo, Raquel Souza Lobo
- Local de publicação: Recife
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Social (Editora)
- Identificadores: ISSN 1807-0310
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/psoc/a/cNqwbn9Y5ZB59JjjnLBML6m/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 16/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição