Nesta pesquisa, investigou-se como a violência escolar é discutida em produções acadêmicas. Os resultados mostram que a categoria violência escolar é ampla, sendo utilizada para nomear fenômenos distintos, de xingamentos a assassinatos. A maioria dos trabalhos não relaciona meios e fins no emprego da violência, analisando-a de modo isolado, sem se observar a finalidade do seu emprego. Por fim, a maioria dos estudos concebem a violência escolar como expressão da violência social, de modo que ela não se origina na escola, mas nela se manifesta.
Violência escolar: estudo da produção acadêmica sobre a Educação (2010-2020)
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Souza, Vanessa Pereira Dantas de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade - PUC-SP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/27248/1/Vanessa%20Pereira%20Dantas%20de%20Souza.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 01/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 171 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados