O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró, com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da Educação Básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Os resultados apontam para a necessidade de promover a consciência sobre o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática, bem como para o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade.
Violência e prevenção na escola: as possibilidades da Psicologia da Libertação
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Moreira, Ana Paula Gomes | Guzzo, Raquel Souza Lobo
- Local de publicação: Recife
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Social (Editora)
- Identificadores: ISSN 1807-0310
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/psoc/a/gL6R3MRpbH4v53qnBxfMYkn/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 30/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição