Neste artigo foram analisadas as representações de violência contra mulheres em cinco livros didáticos de História, aprovados no PNLD de 2018 para o Ensino Médio. A ordem discursiva e epistêmica em que se inscrevem tais representações promove modos de subjetivação e maneiras ver, pensar, sentir e tratar essa violência no tempo presente. Baseando-se em estudos feministas interseccionais, o texto propõe leituras e abordagens possíveis das narrativas didáticas em sala de aula, tendo em vista um ensino de História para o combate à violência contra mulheres.
Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Catarina (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-9584
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ref/a/p7Gfdb7Nb3FdW74ZGzfYtTw/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 16/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição