Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
RESUMO
Neste artigo foram analisadas as representações de violência contra mulheres em cinco livros didáticos de História, aprovados no PNLD de 2018 para o Ensino Médio. A ordem discursiva e epistêmica em que se inscrevem tais representações promove modos de subjetivação e maneiras ver, pensar, sentir e tratar essa violência no tempo presente. Baseando-se em estudos feministas interseccionais, o texto propõe leituras e abordagens possíveis das narrativas didáticas em sala de aula, tendo em vista um ensino de História para o combate à violência contra mulheres.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Catarina (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-9584
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ref/a/p7Gfdb7Nb3FdW74ZGzfYtTw/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 16/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição