Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
RESUMO
O artigo apresenta a Teoria da Resposta ao Item e explica como está sendo utilizada no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para a calibração dos itens e para a obtenção de uma escala única, por disciplina, para as proficiências dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Medio, a partir de 1995. Apresenta o procedimento adotado de equalização entre séries e entre anos e introduz um método novo para equalizar avaliações que utilizam alguns itens do SAEB. Por fim, explica como as escalas são interpretadas.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2009
- Autor(es): Klein, Ruben
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 2175-2753
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/38/17
- Data de Acesso à Fonte: 17/09/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial