O artigo apresenta a Teoria da Resposta ao Item e explica como está sendo utilizada no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para a calibração dos itens e para a obtenção de uma escala única, por disciplina, para as proficiências dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Medio, a partir de 1995. Apresenta o procedimento adotado de equalização entre séries e entre anos e introduz um método novo para equalizar avaliações que utilizam alguns itens do SAEB. Por fim, explica como as escalas são interpretadas.
Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Sobre o documento
- Data de publicação: 2009
- Autor(es): Klein, Ruben
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 2175-2753
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/38/17
- Data de Acesso à Fonte: 17/09/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial