A pesquisa busca analisar como os professores de uma escola pública na região de Manguinhos, Rio de Janeiro, vivenciam no cotidiano laboral modos de resistências e defesa da saúde frente às adversidades do território e seu entorno decorrentes da violência. Os resultados apontam que há repercussão da violência armada do território na vida dos professores e que o confronto entre grupos armados é o principal motivo que os deixam em estado de alerta frequente. Constata-se que qualificar a violência contra o trabalhador está associado a compreender a inter-relação entre contexto social, contexto de território e o ambiente de trabalho.
Trabalho e saúde de professores(as) de escola pública em território de violência armada: sobre cenas da vivência docente
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Morais, Karla Barros de
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/49685/karla_barros_morais_ensp_mest_2021.pdf?sequence=2&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 10/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 110 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial