Este artigo analisa a atual crise na teoria do currículo e como os recentes acontecimentos levaram-na a perder seu foco – o que é ensinado e aprendido na escola – e seu papel específico nas Ciências da Educação. O autor defende que a teoria do currículo não deve partir do aprendiz, mas do direito do aluno ao conhecimento e apresenta um modelo teórico para abordar o currículo com base nessa premissa. Por fim, examina três críticas recorrentes à abordagem curricular baseada no conhecimento e as questões levantadas por elas. Tradução de Leda Beck e Paula Louzano.
Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: Overcoming the crisis in curriculum theory: a knowledge-based approach
- Data de publicação: 2013
- Autor(es): Young, Michael
- Local de publicação: Londres
- Instituição(ões) relacionada(s): Taylor & Francis Group (Editora)
- Identificadores: ISSN 0022-0272
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220272.2013.764505
- Data de Acesso à Fonte: 04/07/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados