Dissertação

Sucesso e permanência de reformas educacionais: seleção de diretores escolares no Rio de Janeiro e Espírito Santo

RESUMO

Nesta pesquisa, buscou-se mostrar fatores associados à concretização e à continuidade de políticas públicas eficazes de seleção de diretores escolares da rede estadual do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Os resultados apontam que a existência das políticas de seleção foi associada à presença de secretários de educação com perfil técnico e de governadores dispostos a usar seu capital político, e que a continuidade ou não de cada política foi influenciada pelas estratégias de implementação e pela conjuntura política.

 

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.