O artigo busca explorar e explicitar a ideia de "conhecimento poderoso" como conceito sociológico e princípio curricular, a partir de suas raízes na sociologia do conhecimento de Durkheim. Seguindo a análise de Bernstein sobre as diferentes formas que o conhecimento especializado pode assumir, consideram-se as implicações curriculares da visão de que algumas formas são intrinsecamente mais poderosas do que outras. Por fim, são indicados os limites desse argumento e sugere-se que a ideia de uma concepção mais ampla para incluir outras disciplinas.
Sobre os poderes do conhecimento poderoso
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: On the powers of powerful knowledge
- Data de publicação: 2013
- Autor(es): Young, Michael | Muller, Johan
- Local de publicação: Reino Unido
- Instituição(ões) relacionada(s): British Educational Research Association (Editora)
- Identificadores: ISSN 2049-6613
- Fonte: Abre em uma nova guia https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/rev3.3017
- Data de Acesso à Fonte: 03/07/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados