Artigo

Sobre os poderes do conhecimento poderoso

RESUMO

O artigo busca explorar e explicitar a ideia de "conhecimento poderoso" como conceito sociológico e princípio curricular, a partir de suas raízes na sociologia do conhecimento de Durkheim. Seguindo a análise de Bernstein sobre as diferentes formas que o conhecimento especializado pode assumir, consideram-se as implicações curriculares da visão de que algumas formas são intrinsecamente mais poderosas do que outras. Por fim, são indicados os limites desse argumento e sugere-se que a ideia de uma concepção mais ampla para incluir outras disciplinas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Título original: On the powers of powerful knowledge
  • Data de publicação: 2013
  • Autor(es): Young, Michael | Muller, Johan
  • Local de publicação: Reino Unido
  • Instituição(ões) relacionada(s): British Educational Research Association (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2049-6613
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/rev3.3017
  • Data de Acesso à Fonte: 03/07/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

ITENS RELACIONADOS

Review of Education