Dissertação

Silenciamento da violência contra a mulher: relatos e resistência na escola

Resumo

O estudo busca analisar como os discursos de silenciamento da violência contra a mulher se constituem na escola e impactam as representações e identificações das estudantes, a partir dos dados gerados no ano de 2018 em duas escolas públicas de Ensino Fundamental – anos finais, da cidade de Ceilândia/DF. Os resultados mostram a escola, ao silenciar a violência contra a mulher, retira de seus estudantes uma das poucas oportunidades, senão a única, de repensar a reprodução do sistema patriarcal hegemônico, que se vale das construções sociais pré-estabelecidas para homens e mulheres que alimentam uma relação desigual de gênero.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Luiz, Flávia Aparecida de Souza
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Linguística - UnB ()
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/41386?mode=full
  • Data de Acesso à Fonte: 10/05/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 146 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição