O estudo busca analisar como os discursos de silenciamento da violência contra a mulher se constituem na escola e impactam as representações e identificações das estudantes, a partir dos dados gerados no ano de 2018 em duas escolas públicas de Ensino Fundamental – anos finais, da cidade de Ceilândia/DF. Os resultados mostram a escola, ao silenciar a violência contra a mulher, retira de seus estudantes uma das poucas oportunidades, senão a única, de repensar a reprodução do sistema patriarcal hegemônico, que se vale das construções sociais pré-estabelecidas para homens e mulheres que alimentam uma relação desigual de gênero.
Silenciamento da violência contra a mulher: relatos e resistência na escola
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Luiz, Flávia Aparecida de Souza
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Linguística - UnB ()
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/41386?mode=full
- Data de Acesso à Fonte: 10/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 146 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição