Artigo

Seleção de diretores de escola como demanda do movimento estudantil: a agenda dissonante da política no Rio de Janeiro

RESUMO

Este artigo discute a participação da comunidade escolar no processo de seleção de diretores de escolas públicas como pressuposto de uma escola democrática e analisa a alteração da agenda da política educacional do estado do Rio de Janeiro, reestruturada a partir do movimento dos estudantes secundaristas em 2016. Os resultados mostram que o movimento dos estudantes secundaristas impulsiona o redesenho da política e que os textos legais consolidados se constituem como elementos de força no processo do reordenamento da agenda da política educacional do estado.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 01/2019
  • Autor(es): Castro, Marcela | Amaral, Daniela Patti do
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Núcleo de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação - UFPR (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1981-1969
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/61277/37497
  • Data de Acesso à Fonte: 23/02/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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