Neste artigo, examinou-se as mudanças na escolarização das pessoas com deficiência no Brasil, advindas da difusão de ideias e ações governamentais que introduziram a perspectiva da inclusão na educação especial. Os resultados apontaram duas coalizões no subsistema: a do atendimento exclusivo, dominante entre 1973 e 2002, e pautada na separação dos estudantes conforme os tipos de deficiência e capacidades de aprendizagem e a da educação inclusiva, que surgiu na década de 2000, e concebe que todos são capazes de aprender.
Segregar ou incluir? Coalizões de defesa, ideias e mudanças na educação especial do Brasil
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2021
- Autor(es): Rosa, Júlia Gabriele Lima da | Schabbach, Letícia Maria
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Getulio Vargas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0034-7612
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rap/a/mdmYgrSCkvPRnskGYQftPRw/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 27/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição