Artigo

Resultados do Ideb-2019 sugerem avanço no Ensino Médio

Resumo

O estudo apresenta um panorama dos resultados do Ideb de 2019 nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, com ênfase nos avanços relacionados à última etapa da Educação Básica. Embora haja casos promissores, como em Goiás, Espírito Santo e Ceará, os dados ainda indicam que escolas de Ensino Médio de alta qualidade são raras em todas as regiões brasileiras. O ensino ainda é predominantemente focado na transmissão de conteúdo, em vez de atividades de aprendizagem mais interativas. O Ensino Médio enfrenta desafios decorrentes de fragilidades nas etapas anteriores do Ensino Fundamental, o que dificulta a recuperação de conceitos fundamentais em disciplinas como matemática e língua portuguesa. Portanto, os resultados são considerados insuficientes, mostrando que o Ensino Médio é ainda uma etapa carente de qualidade pedagógica e acadêmica.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Silva, Renan Antônio da | Demo, Pedro | Minayo, Maria Cecília de Souza
  • Local de publicação: Pelotas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) - CaVG/IFSul de Pelotas/RS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2237-9185
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2582/1854
  • Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial