O estudo apresenta um panorama dos resultados do Ideb de 2019 nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, com ênfase nos avanços relacionados à última etapa da Educação Básica. Embora haja casos promissores, como em Goiás, Espírito Santo e Ceará, os dados ainda indicam que escolas de Ensino Médio de alta qualidade são raras em todas as regiões brasileiras. O ensino ainda é predominantemente focado na transmissão de conteúdo, em vez de atividades de aprendizagem mais interativas. O Ensino Médio enfrenta desafios decorrentes de fragilidades nas etapas anteriores do Ensino Fundamental, o que dificulta a recuperação de conceitos fundamentais em disciplinas como matemática e língua portuguesa. Portanto, os resultados são considerados insuficientes, mostrando que o Ensino Médio é ainda uma etapa carente de qualidade pedagógica e acadêmica.
Resultados do Ideb-2019 sugerem avanço no Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Silva, Renan Antônio da | Demo, Pedro | Minayo, Maria Cecília de Souza
- Local de publicação: Pelotas
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) - CaVG/IFSul de Pelotas/RS (Editora)
- Identificadores: ISSN 2237-9185
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2582/1854
- Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial