Dissertação

Restauração conservadora na educação: um estudo sobre o projeto das escolas cívico-militares no Brasil

Resumo

Este estudo busca compreender as questões didáticas e pedagógicas e a contextualização do processo de ideologização conservadora na educação; busca compreender o contexto histórico de ampliação do pensamento militarizado na sociedade e o processo de criação das escolas militarizadas. Os resultados indicam que a escola cívico-militar é resultado de interesses neoconservadores em instituir uma escola que atenda as necessidades do capital, que ensine a obedecer, seja vazia de conteúdos críticos e que propague a ideologia conservadora na sociedade.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento