Este estudo busca compreender as questões didáticas e pedagógicas e a contextualização do processo de ideologização conservadora na educação; busca compreender o contexto histórico de ampliação do pensamento militarizado na sociedade e o processo de criação das escolas militarizadas. Os resultados indicam que a escola cívico-militar é resultado de interesses neoconservadores em instituir uma escola que atenda as necessidades do capital, que ensine a obedecer, seja vazia de conteúdos críticos e que propague a ideologia conservadora na sociedade.
Restauração conservadora na educação: um estudo sobre o projeto das escolas cívico-militares no Brasil
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Silva, Thayane Ellen Machado da
- Local de publicação: Foz do Iguaçu
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Mestrado em Educação - UNIOESTE (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/5862/2/Thayane_Ellen_Machado_da_Silva.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 17/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 137 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados