Dissertação

Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas com literaturas infantil-juvenil afro-brasileira

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o uso da literatura infantil juvenil afro-brasileira nas práticas pedagógicas possibilitam a (re)construção das identidades de crianças negras, observar as práticas pedagógicas, analisar o que as crianças dizem ou pensam sobre essas práticas e identificar as motivações da professora para desenvolver esse trabalho. Os resultados mostram que essas práticas têm colaborado para as (re)construções das identidades de crianças negras na escola e que, além de um trabalho para a formação de leitores, há uma construção pensada a partir da literatura, mas na perspectiva dos contextos das crianças, de raça, classe, gênero e da interseccionalidade. 

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.