Questões raciais para crianças: resistência e denúncia do não dito
RESUMO
Neste artigo, investiga-se os efeitos de uma educação antirracista para a subjetividade das crianças, busca-se identificar os aspectos decorrentes da Lei 10.639/2003 nas práticas educacionais da educação infantil e discutir como as questões raciais influenciam a vivência das práticas pedagógicas em escolas da primeira infância. Os resultados mostram que, embora a creche analisada se adeque à legislação ao inserir a temática das relações etnico-raciais na educação, é necessário ainda a presença de um corpo técnico consciente da temática antirracista.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Motta, Flavia | Paula, Claudemir da Silva
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-3143
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edreal/a/CPjw4JYGJ8MrwwkKQfsw5LB/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 17/06/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição