Artigo

Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas

RESUMO

O artigo tem por objetivo avaliar os benefícios efetivos da política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, a partir da análise de dados do Censo da Educação Básica, do Programa Dinheiro Direto na Escola e da Federação da Indústria do Rio de Janeiro. Os resultados mostram a complexidade da execução de políticas descentralizadas para essas comunidades e a importância de se incluir, nas reflexões e avaliações, o papel do Estado racial.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Lobo, Cinara Araújo | Bernardino-Costa, Joaze
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-2478
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/cvXc4kvc4tTTGZFNWTcMjRt/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 20/10/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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Revista Brasileira de Educação