O artigo tem por objetivo avaliar os benefícios efetivos da política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, a partir da análise de dados do Censo da Educação Básica, do Programa Dinheiro Direto na Escola e da Federação da Indústria do Rio de Janeiro. Os resultados mostram a complexidade da execução de políticas descentralizadas para essas comunidades e a importância de se incluir, nas reflexões e avaliações, o papel do Estado racial.
Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Lobo, Cinara Araújo | Bernardino-Costa, Joaze
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/cvXc4kvc4tTTGZFNWTcMjRt/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 20/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição