Este livro apresenta o relato da trajetória profissional da Psicologia Escolar. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social.
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à Psicologia Escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Patto, Maria Helena Souza
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISBN 978-65-87596-34-1
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/924/836/3041
- Data de Acesso à Fonte: 05/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 315 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual