Este artigo investiga a evolução da liderança para a aprendizagem em quatro escolas secundárias localizadas em contextos desfavorecidos na província de Granada (Espanha), realizando uma análise comparativa sobre os valores, qualidades e estratégias que caracterizam seus diretores durante os anos letivos de 2013 a 2016. Os resultados mostram que apenas um desses diretores tem mantido uma liderança voltada para a aprendizagem e o desempenho de todos os estudantes da escola, ao mesmo tempo em que os resultados acadêmicos deles vêm melhorando. Este artigo conclui fornecendo informações sobre valores, qualidades e estratégias de liderança bem-sucedida em contextos desfavorecidos na Espanha que os distinguem de outros líderes menos bem-sucedidos.
Práticas efetivas em liderança para justiça social: evolução do sucesso da direção de escola do Ensino Médio em contextos desfavorecidos
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: Effective practices in leadership for social justice. Evolution of successful secondary school principalship in disadvantaged contexts
- Data de publicação: 02/2019
- Autor(es): Moral, Cristina | Higueras-Rodríguez, Lina | Martín-Romera, Ana | Martínez-Valdivia, Estefanía | Morales-Ocaña, Amelia
- Local de publicação: Londres
- Instituição(ões) relacionada(s): Taylor & Francis Group (Editora)
- Identificadores: ISSN 1360-3124
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.researchgate.net/publication/330969266_Effective_practices_in_leadership_for_social_justice_Evolution_of_successful_secondary_school_principalship_in_disadvantaged_contexts
- Data de Acesso à Fonte: 14/03/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados