Artigo

Práticas efetivas em liderança para justiça social: evolução do sucesso da direção de escola do Ensino Médio em contextos desfavorecidos

RESUMO

Este artigo investiga a evolução da liderança para a aprendizagem em quatro escolas secundárias localizadas em contextos desfavorecidos na província de Granada (Espanha), realizando uma análise comparativa sobre os valores, qualidades e estratégias que caracterizam seus diretores durante os anos letivos de 2013 a 2016. Os resultados mostram que apenas um desses diretores tem mantido uma liderança voltada para a aprendizagem e o desempenho de todos os estudantes da escola, ao mesmo tempo em que os resultados acadêmicos deles vêm melhorando. Este artigo conclui fornecendo informações sobre valores, qualidades e estratégias de liderança bem-sucedida em contextos desfavorecidos na Espanha que os distinguem de outros líderes menos bem-sucedidos.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

ITENS RELACIONADOS

International Journal of Leadership in Education