Dissertação

Prática de planejamento escolar na rede estadual paulista de ensino: o Plano de Ação Participativo para escolas (PAP)

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo investigar como os Diretores de Escola e Supervisores de Ensino envolvidos no Plano de Ação Participativo (PAP) - um instrumento de suporte ao planejamento e gestão escolar que avalia a indução e a execução local da política, caracterizada como política de fortalecimento do planejamento e da gestão escolar. Os resultados apontam que a metodologia do planejamento estratégico não foi incorporada à prática de planejamento e que a ausência de pertencimento diante das políticas educacionais enfraquece a capacidade de protagonismo dos sujeitos e a continuidade do projeto, submetendo as escolas aos ventos circunstanciais de iniciativas dos órgãos centrais da Seesp.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.