Neste trabalho, analisou-se a política de avaliação do Ensino Médio no Brasil. Os resultados demonstram que, na relação entre a política e os números organizada a partir de uma concepção gerencialista, ficam invisibilizados alguns dos aspectos característicos das redes públicas. Portanto, a política de números adotada restringe a qualidade à lógica produto-centrada, diminui o conteúdo da avaliação e trata injustamente instituições mais inclusivas e participativas como de má qualidade.
Por uma política com números: o Ensino Médio sob a perspectiva do Sinaeb
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Saraiva, Mateus
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRGS (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220729
- Data de Acesso à Fonte: 18/03/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 331 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual