Este artigo busca examinar o papel da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como uma política pública para o ensino superior a distância, na democratização do acesso ao ensino superior e na redução de desigualdades sociais no país. Percebe-se no discurso oficial da UAB uma clara influência da concepção liberal de universalidade. Conclui-se que a UAB, apesar de precisar ser constantemente avaliada pelos atores sociais (Estado e Sociedade) sob uma perspectiva crítica, é uma política pública educacional que apresenta resultados globais positivos.
Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2020
- Autor(es): Mendonça, José Ricardo Costa de | Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo | Fernandes, Danielle Cireno | Helal, Diogo Henrique
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/KqbwypZHJBL6jrFNp3pDr4S/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 10/07/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial