Artigo

Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil

RESUMO

Este artigo busca examinar o papel da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como uma política pública para o ensino superior a distância, na democratização do acesso ao ensino superior e na redução de desigualdades sociais no país. Percebe-se no discurso oficial da UAB uma clara influência da concepção liberal de universalidade. Conclui-se que a UAB, apesar de precisar ser constantemente avaliada pelos atores sociais (Estado e Sociedade) sob uma perspectiva crítica, é uma política pública educacional que apresenta resultados globais positivos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2020
  • Autor(es): Mendonça, José Ricardo Costa de | Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo | Fernandes, Danielle Cireno | Helal, Diogo Henrique
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4036
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/KqbwypZHJBL6jrFNp3pDr4S/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 10/07/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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