Artigo

Políticas públicas e formas de gestão escolar: relações escola-Estado e escola-comunidade

RESUMO

O artigo analisa a visão de diretoras de escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo sobre políticas públicas e determinações legais de âmbito federal. Focaliza as relações escola-Estado e escola-comunidade e busca identificar a predominância de elementos típicos de formas de gestão burocrática, gerencial e emancipatória. Os resultados revelam que a forma burocrática continua vigorosa, sobretudo nas relações escola-Estado, enquanto nas relações escola-comunidade verificam-se traços gerencialistas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2018
  • Autor(es): Nascente, Renata Maria Moschen | Conti, Celso Luiz Aparecido | Lima, Emília Freitas de
  • Local de publicação: Salvador
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/Uneb (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-7043
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5667/3612
  • Data de Acesso à Fonte: 03/11/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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