O artigo analisa a visão de diretoras de escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo sobre políticas públicas e determinações legais de âmbito federal. Focaliza as relações escola-Estado e escola-comunidade e busca identificar a predominância de elementos típicos de formas de gestão burocrática, gerencial e emancipatória. Os resultados revelam que a forma burocrática continua vigorosa, sobretudo nas relações escola-Estado, enquanto nas relações escola-comunidade verificam-se traços gerencialistas.
Políticas públicas e formas de gestão escolar: relações escola-Estado e escola-comunidade
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2018
- Autor(es): Nascente, Renata Maria Moschen | Conti, Celso Luiz Aparecido | Lima, Emília Freitas de
- Local de publicação: Salvador
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/Uneb (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-7043
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5667/3612
- Data de Acesso à Fonte: 03/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial