Artigo

Políticas educacionais de correção de fluxo no RS: efeitos da racionalidade neoliberal na gestão escolar

Resumo

O artigo busca entender as condições que fizeram emergir os Programas de Correção de Fluxo adotados na Rede Estadual do Rio Grande do Sul, considerando que estes são tecidos com base em uma racionalidade que vem nomeando de determinadas formas sujeitos, ações e condutas de alunos e professores. Busca-se compreender o funcionamento desses Programas enquanto estratégia de governamento dos sujeitos que habitam a escola e identificar os efeitos dessa estratégia na gestão escolar e na gerência dos “corpos”.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2017
  • Autor(es): Mohr, Alana Cláudia | Naujorks, Maria Inês
  • Local de publicação: Santa Cruz do Sul
  • Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Educação - UNISC (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-9949
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7770
  • Data de Acesso à Fonte: 11/10/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição