O artigo reflete sobre o cenário político e pedagógico em que se realizam as políticas para a gestão da educação básica, e busca explicitar concepções, ações e programas governamentais e suas interfaces com o que se pressupõe indicar a qualidade preconizada para esse nível de ensino no Brasil. O texto, ao analisar essas políticas e programas no contexto de reforma do Estado, indica os limites e perspectivas desse processo, sob a ótica da construção de novos parâmetros para a qualidade e gestão democrática da escola pública.
Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas
Resumo
Composiçao(in)
Educação & Sociedade - Revista de Ciência da Educação - Volume 28; Número 100
Composiçao(in)
Organização e gestão da Educação Básica - Além dos conceitos estruturais
Composiçao(in)
Política e gestão curricular do Ensino Médio no contexto da reforma educacional pós-2016: repercussões ao direito à educação do Tocantins e Lagoa da Confusão
Composiçao(in)
Educação & Sociedade - Revista de Ciência da Educação - Volume 28; Número 100
Composiçao(in)
Organização e gestão da Educação Básica - Além dos conceitos estruturais
Composiçao(in)
Política e gestão curricular do Ensino Médio no contexto da reforma educacional pós-2016: repercussões ao direito à educação do Tocantins e Lagoa da Confusão
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/2007
- Autor(es): Dourado, Luiz Fernandes
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 20/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial