Artigo

Políticas de formação de professores, avaliação em larga escala e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): delimitação do campo do conhecimento científico (2017-2020)

Resumo

Este artigo tem por objetivo mapear e delimitar a produção acadêmica e verificar aspectos e dimensões que têm destaque nesses trabalhos, bem como formas e condições de pesquisa utilizadas no campo do conhecimento, tendo um recorte temporal de 2017 a 2020. Os resultados mostram que as políticas de formação de professores e a avaliação em larga escala, especialmente por meio do Ideb, são temas relevantes e amplamente pesquisados no contexto brasileiro e que é necessária uma aproximação entre a formação de professores e a prática nas escolas.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento